ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM PPL - 2013)As propagandas fazem uso de difer

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários | textos publicitários | estratégias persuasivas nas propagandas
ENEM PPL 2013ENEM PPL PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(ENEM PPL - 2013)

 

 

As propagandas fazem uso de diferentes recursos para garantir o efeito apelativo, isto é, o convencimento do público em relação ao que apresentam. O cartaz da campanha promovida pelo Ministério da Saúde utiliza vários recursos, verbais e não verbais, como estratégia persuasiva, dentre os quais se destaca

A

a ligação estabelecida entre as palavras “hábito” e “hemocentro”, explorando a ideia de frequência.

B

a relação entre a palavra “corrente”, a imagem das pessoas de mãos dadas e a mão estendida ao leitor.

C

o emprego da expressão “Um grande ato”, despertando a consciência das pessoas para o sentimento de solidariedade.

D

a apresentação da imagem de pessoas saudáveis, estratégia adequada ao público-alvo da campanha.

E

a associação entre o grande número de pessoas no cartaz e o número de pessoas que precisam receber sangue em nosso país.